Wednesday, March 01, 2006

 

É doloroso pensar



Enfim, aqui estou. Depois de muito tempo querendo, ponderando e relutando, resolvi dar a cara a tapa e acabar com o dilema (pareço ter um fraco por criar dilemas!). O nome do blog vem de Harry Potter, e se refere a uma "fonte mágica" onde podemos depositar aqueles pensamentos que nos atormentam e, assim, ficar livre deles. Quando quisermos revê-los, eles estarão lá, guardadinhos. Afinal, um diário não é exatamente isso ?

Resolvi estrear o blog falando justamente do processo de pensar. Como é doloroso! Muitos já disseram, e eu faço coro: só os ignorantes são felizes. Eu queria ser mais feliz, mas meus neurônios não deixam. Em alguns momentos quisera ter menos. Será que é por isso que tantas pessoas inteligentes usam drogas? São dois resultados em um único pacote: a curto prazo, uma fuga da realidade; a longo, a incapacidade de pensar. Mas essas opções não me cabem. Então o que fazer? Compartilhar a dor; e eis eu aqui.

Seria minha a culpa de pensar tanto? De querer saber tanto? De nunca me conformar com pouco? A própria cultura cristã condena o conhecimento (afinal qual o motivo da expulsão do homem do paraíso?). Azar o meu não ser cristão! Azar o meu ter os ouvidos e olhos abertos! Agora é tarde; já virei um viciado do saber e do pensar. Melhor então aprender a conviver com essa dor e procurar amenizá-la com pequenos instantes de trivialidades, fazer excursões da realidade, fugir da própria intimidade.

Comments:
Erlon, fico feliz em vê-lo aqui. Blogar para mim tem um significado parecido com o seu. É onde desabafo, divago e discuto certos temas que tem na escrita um cenário mais adequado. E parabéns, pois pelo começo se vê que seu espaço promete muito.
 
Olha, Erlon, eu fico muito feliz por você ter começado esse blog, porque realmente acho que você tem muito a contribuir. Em vários temas, mas especialmente em relação ao cinema.

Quanto à cultura cristã condenar o crescimento, não concordo. Tudo é uma questão de interpretação. Acredito que se você estivesse falando a partir de uma leitura atenta do Evangelho de Jesus (qualquer uma das versões), ao invés de falar a partir da vulgata cristã, da idéia preconceituosa e imediata que se tem do cristianismo, você teria uma outra visão. Jesus foi um dos seres mais inconformados e filosóficos e, além disso, um dos grandes pensadores da humanidade.

A Bíblia também é literatura de qualidade, sabia? E lê-la não tem nada a ver com acreditar ou não em Deus. A Bíblia é um pouco da história das mentalidades.

Um abraço e boa sorte com o blog.
 
E mais uma coisa: o motivo da expulsão do ser humano do paraíso é justamente seu crescimento. O objetivo de suprimir as benesses do paraíso era justamente fazer com que o ser humano conquistasse sua sobrevivência a partir de seus próprios esforços.

Quer prova maior de incentivo ao crescimento humano que a expulsão do paraíso? Foi a partir dela que foi instituída a necessidade de luta pela sobrevivência.

Obviamente é um mito, mas foi criado justamente para explicar o desejo divino de que o ser humano fosse autônomo. Como ser autônomo num lugar onde tudo é dado gratuitamente? Para atingir a autonomia, lutando pela própria sobrevivência, é preciso crescer. Por isso a expulsão do paraíso representa justamente a vontade de Deus de que o ser humano crescesse.

Mais uma vez, recomendo: leia a Bíblia.
 
Carmen,

a citação foi colocada de propósito, para criar uma pequena polêmica. Você pode não imaginar, mas eu JÁ li a bíblia sim. Não completamente, é claro, mas algumas passagens. Em especial o Velho Testamento. É de Gênesis 3:5 que tiramos:
"Porque Deus sabe que no dia em que dele (o fruto proibido) comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal."
E continua em 3:17:
"E a Adão (Deus) disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher, e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses: maldita é a terra por tua causa: em fadiga obterás dela o sustento durante os dias de tua vida".
Impressiona-me sobremaneira como Deus é retratado de maneira sempre rancora e vingativa.
Não quero no entanto entrar no mérito da "incoformidade" de Jesus, e se este era ou não um pensador. No entanto, é inegável que as religiões em geral nunca foram defensoras do conhecimento (por razões óbvias) e os exemplos são tantos que nem me atrevo a citá-los aqui. Com isso, reitero que a cultura cristã (e não só essa) prega a fé em detritemento do saber. Mas ciência e religião merece um outro tópico.

É isso!
 
Sem ler essa sua tréplica eu já tinha uma resposta para ela em meu blog. Talvez por conhecer um pouco a sua pessoa...

Só acho que não devemos tomar por cultura cristã o obscurantismo religioso da idade média ou do Papa Bento XVI. Cultura cristã é bem mais que isso. Gosto sempre de citar a Teologia da Libertação que é uma corrente cristã católica das mais filosóficas, atuantes e integradas à sociologia, antropologia, filosofia, economia e política. Não se pode mais falar em cultura cristã como bloco único. Felizmente já avançamos muito.

A parte interessante das grandes instituições são as contradições internas.
 
Erlon,

Ainda bem q vc decidiu "falar"... Eu estou muito carente de informações interessantes, temas polêmicos, discussões infundamentadas (hehe) e etc.

Apreciei muito seu Blog e descobri q vc é um excelente escritor e um crítico "felomenal" (kkk..)...

Bom, agora q vou ter uma leitura obrigatória frequente, talvez me torne um tikim mais culta! (Meu pai nem vai acreditar nisso!!!)

Amei o "George Clooney, elegante e econômico", só faltou: lindo e perfeito! o q realmente não cabia a vc dizer.

Bjim.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?