Thursday, March 02, 2006

 

O valor da arte



Essa postagem deriva de uma discussão que travei no orkut acerca do filme "Ponto Final". Enquanto eu achei o filme com um roteiro afinadíssimo (e não só eu, dada a sua indicação ao Oscar e vários outros prêmios), outros parecem ter detestado. O argumento era sempre que o filme era uma reciclagem pretensiosa e mal-feita (!), que as comparações com Dostoeivsky eram ridículas, etc. Daí eu comecei a pensar: qual o valor da arte?

Afinal, como se medir algo imensurável? Podemos propor determinados critérios, como a técnica; ou então a sua originalidade. Dois bons representantes seriam Da Vinci e Picasso. Enquanto o primeiro prima pela técnica, o traço perfeito, a recriação perfeita da realidade, o segundo subverte tudo. Para mim, Guernica vale muito mais do que Monalisa. Certamente o mundo inteiro não pensa assim. Graças a Deus (!?!?). Se me perguntassem se eu gostaria na minha sala de uma gravura de Picasso ou da Monalisa, não hesitaria em escolher a primeira. Fica claro que o valor de uma obra está na sua ressonância com o interlocutor. Olhar a Monalisa (depois de conseguir furar o bloqueio de turistas japoneses!) foi pra mim decepcionante, tedioso mesmo. Já de frente a um Picasso, um Van Gogh, um Frida, meu pensamento voa longe. Eu fujo da realidade por alguns instantes, fico mais leve, minha alma se revira e se acomoda numa nova posição. A arte cumpriu seu papel. Pode ter uma sensação como essa preço?

Comments:
Só um detalhe: o link para o Boatemática é http://profcorelio.blogspot.com/

Beijo.
 
Claro q arte tem preço, do "meu ponto de vista profissional"; afinal Sou Analista de Investimentos!
O Preço é o Fluxo de Caixa descontado ou custo, para Obras de Arte.
Muita gente investe nisso!

Mas do "meu outro ponto de vista", sem dúvida, a sensação tem um preço imensurável!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?