Wednesday, March 01, 2006
Oscar 2006
A sorte está lançada. Hoje terminei minha maratona para o Oscar. Como estava atrasado com os lançamentos, tive de assistir a 10 filmes em 4 dias. Ainda bem que é um prazer e não uma obrigação, mas confesso que o prazer por pouco não vira sofrimento.
Felizmente, este é um ótimo ano para o cinema. Há tempos não via uma safra com filmes tão bons. E como qualidade e quantidade quase sempre não andam juntas, são todos fracassos de bilheteria. Por sorte que, salvo Munique, todos os outros são filmes de orçamentos modestos. Pelo menos nas principais categorias. Imagino o quanto não deve ter custado Memórias de uma gueixa, uma das poucas superproduções. A academia, no entanto, está fazendo jus ao seu sobrenome: artes e ciências. Fosse em outra época, esse seria um forte concorrente; ainda bem que vivemos novos tempos. É por isso que acho, ainda que contra o senso comum, que Brokeback Mountain se consagrará o grande campeão da noite. E falando em campeões, vou deixar aqui as minhas apostas. De todos os filmes concorrentes, só não assisti a Marcas da violência e aos que ainda não estrearam: Transamérica, Junebug, Ritmo de um sonho, Sra Henderson apresenta e A lula e a baleia. Esses, no entanto, concorrem em apenas uma ou duas categorias cada: nas de ator/atriz e roteiro. Assim, acho que estou, de certa forma, apto a dar opiniões bem embasadas:
Melhor direção de arte: Memórias de uma gueixa
Melhor figurino: Memórias de uma gueixa
Melhor maquiagem: Star Wars III
Melhor efeitos especiais: King Kong
Melhor som: Johnny e June
Melhor edição de som: King Kong
Melhor trilha sonora: O segredo de Brokeback Mountain
Melhor fotografia: Memórias de uma gueixa
Melhor edição: Crash
Melhor roteiro adaptado: O segredo de Brokeback Mountain
Melhor roteiro original: Crash
Melhor atriz coadjuvante: Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel
Melhor ator coadjuvante: George Clooney, Syriana
Melhor atriz: Reese Whiterspoon, Johnny e June
Melhor ator: Philip Seymour Hoffman, Capote
Melhor diretor: Ang Lee, O segredo de Brokeback Mountain
Melhor filme: O segredo de Brokeback Mountain
Agora é assistir e ver o que dá. Boa noite, e boa sorte!
Comments:
<< Home
Eu, infelizmente, não terei com quem comentar as premiações. Mônica acabou de dizer que a festa do Oscar é tão interessante para ela quanto uma partida de futebol entre Malutron e Mamoré. Fazer o quê?
Post a Comment
<< Home