Tuesday, March 21, 2006

 

Estilos a parte, idéias em si


Ontem, finalmente, assisti a Crimes e Pecados, e a comparação com Match Point - Ponto Final é inevitável. Pode-se afirmar que ambos os filmes tratam da mesma situação, mas são abordagens distintas. Tanto no estilo quanto na forma. Interessante como mais de 15 anos depois, Woody Allen é capaz de dar uma nova roupa para sua história. Na verdade, acho que um de seus maiores méritos é revisitar algo sempre com novos olhares.

Isso me fez pensar sobre estilo e identidade. Quando leio o Resquícios do Dia confesso que sinto uma inveja do seu texto leve, fluido e igualmente impactante. O mesmo estilo que reconheci na literatura de Truman Capote. Eu não consigo, por mais que me esforce. Sou seco, duro, direto. O curioso é que há quem aprecie... Fico feliz! Começo a reconhecer aqui, de forma empírica, o que a teoria já disse: o texto é o reflexo da identidade de quem o escreve. Agora tenho certeza que seja verdade. Pode-se até tentar, conscientemente, se mostrar diferente do que você é, mas seu subconsciente deixará suas pistas.

Volto à mesma tecla: a diversidade. Como é bom tê-la. Não consigo entender porque então as pessoas parecem relutar tanto, se esforçar tanto em ser como o homem-médio. Médio não é palavra boa. Médio dá origem a mediocridade. Que coisa abominável. Vamos ser indivíduos. Viva a idiossincrasia!

Comments:
Vim aqui só confessar uma coisa: eu ontem disse que gostei mais de Crimes e Pecados do que de Match Point e foi verdade. Mas não consigo saber o motivo. Só vejo uma solução: assistir aos dois novamente. Felizmente não será nenhum sacrifício... os dois são realmente muito bons.
 
Confesso que pra mim é "quase" um sacrifício, pois penso que poderia estar assistindo a outro filme inédito.
 
Tip of the day:

Cadastre-se gratuitamente no Getty Images, assim quando você pegar alguma imagem lá, ela não virá com esse logo deles. A imagem vem limpinha, limpinha para quem tem conta no Getty.

Beijo.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?