Sunday, October 05, 2008

 

Quase carioca, mas sempre mineiro


Curiosamente, depois de quase um mês aqui no Rio, já estou praticamente ambientado na cidade. Consigo me locomover pelos locais com tranquilidade; nada me parece mais estranho. No entanto, acho que nem depois de toda uma vida me tornarei um carioca típico. Morando aqui, tenho conhecido mais pessoas de fora do que da gema, e nosso esporte favorito é.... falar mal dos cariocas. Não de todos, é claro; tenho amigos daqui também. Mas na média, o povo que presta serviços, seja o motorista do ônibus ou a moça da lanchonete (caso não seja nordestina), tem muita má vontade. Eles encaram a prestação de serviço como um favor e não uma troca. Talvez no medo de se sentirem subservientes, serviçais, esquecem-se que como qualquer outro trabalho, servir bem significa se relacionar bem. Nessa realidade, os mineiros, ainda que um pouco ineficientes, pelos menos são mais cordiais.

Comments:
To planejando uma visita ao Rio, novembro ou dezembro. Avisar-lhe-ei.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?