Thursday, June 26, 2008

 

Listas e mais listas



De tempos em tempos eu me arrumo certos vícios; atualmente estou viciado em listas !! Explico: há algum tempo, a revista Bravo lançou uma edição especial com a lista dos 100 melhores livros de todos os tempos. 'Melhor pra quem?', você pode estar se perguntando, mas como toda e qualquer classificação, por mais objetiva que ela seja, a escolha dos parâmetros que a definem são altamente subjetivos. Logo, não cabe aqui discutir a "veracidade" de tais listas, mas apenas o fato de que elas são um bom guia para o aprendizado. E se você (como eu) não tem tempo ou disposição para sair desbravando o mundo em busca de descobertas interessantes, por que não confiar na opinião de pessoas gabaritadas? 

Enfim, pouco tempo depois me vi lendo uma lista dos 100 melhores albuns de música (em língua inglesa) compilada pela revista TIMES, com a qual aprendi muito e quebrei muitos tabus. Comprei também um livro dos 100 melhores álbuns da MPB que, confesso, me fez sentir um completo ignorante em cultura musical brasileira. E, para completar, saiu uma lista dos 1001 filmes para se ver antes de morrer. Como nessa lista os nomes estavam todos em inglês, propus-me a procurar pelos nomes originais e as versões que receberam em português. Longa e tediosa tarefa que acabei hoje. Foi aí que pude verificar que dos 1001 filmes a se ver, já assisti a 288, isso nos meus, digamos, 20 anos de telespectador. Nesse ritmo vou precisar de mais 50 anos pra terminar de ver todos.

É claro que falta ainda aquela lista dos 1000 lugares a se conhecer antes de morrer. Desse jeito não sei se vou ter tempo pra trabalhar. Bom, isso tudo me faz pensar que é melhor não perder tempo, pois na vida há ainda muito o que se fazer e se aprender. Portanto, deixa eu correr pra ir ver mais um filminho da lista antes que os meus 50 anos se escoem...

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?