Saturday, April 08, 2006

 

Salvem o português !


Estou cansado de ver a nossa língua ser insultada! Tanto que entrei para uma comunidade do orkut que se chama Odeio quem escreve errado, que convenhamos não é lá gramaticalmente correto, porém se aproxima da língua falada de forma não muito ofensiva. A internet parece ter popularizado uma nova ortografia exótica da língua, e as pessoas, sem a menor preocupação com as convenções linguísticas, escrevem como bem querem: aki, kiria, amu, náum são pérolas do internetês. Ainda pior é escrever isqueçe, quizer e mais (em vez de MAS!), algo que não fica restrito às conversas virtuais. Sinceramente, ando sem muita paciência. Se começo a conversar com alguém e a chacina se inicia, corto a conversa sem mais pormenores. Tchau! Não que eu seja um ortógrafo de primeira (confesso que sempre achei que mexerica se escrevia com i no lugar do segundo e), mas um pouco mais de cuidado não faz mal a ninguém.

Fica no ar a seguinte dúvida: se a função primeira da língua é se comunicar, que diferença faz grafar quiser com Z? A mensagem não será compreendida da mesma forma? De quem é a culpa afinal? Para que, afinal, uma língua tem três letras com o mesmo som, como por exemplo, s, x e z? É impossível fazer uma transcrição da língua oral para a escrita sem um conhecimento extra. Mas é justamente aí que reside a beleza da língua, embora muitos certamente não vejam qualquer atrativo. A língua tem sua história, vem de um processo complexo de formação e diferentes influências. Se fosse simplesmente cunhada, certamente seria muito mais simples, como o esperanto. Mas a língua, assim como a arte, não tem obrigação de ser simples. Ela é como é e não vai facilitar a vida de ninguém. Se você não se importa com isso e quer continuar a escrever e falar de forma não condizente com a norma culta, bem, a opção é sua. Mas não queira que eu compactue com essa opção. Eu gosto da minha língua e procuro respeitá-la. Gostaria então que você também me respeite por isso!

Comments:
Olha, Erlon, eu não sou mestre em ortografia, não. Mas confesso que também sinto o mesmo incômodo que você. Acho até que, no meu caso, o problema não é apenas em relação ao "assassinato da norma culta". Acho que minha antipatia é maior porque eu associo esse internetês aos adolescentes, que são uma faixa da população pela qual nutro uma especial antipatia (apesar de trabalhar num lugar que se ocupa de questões relacionadas a esses enjoados).

Beijo.
 
Sabe o que eu acho mais incrível??
Quando comecei a ver isso, tentei ser flexível, e procurar uma explicação lógica para essas insanidades.
Eu, professora, madrasta de quase 2 adolescentes, tentei uma versão moderna,não pra usar, mas prá compreender. Aí pensei, esses meninos escrevem aki, porque querem dinamismo, são adolescentes, imediatistas, querem agilizar a comunicação. MAS...quando vi que inúmeras vezes as letras aumentavam, em número (naum), aí não teve perdão!
 
Erlon

Também estou farto de ver a nossa língua ser depreciada. O internetês está sendo aceito com a justificativa de que os jovens não gostam e não querem escrever e então vale tudo. Usam ainda aquela máxima que torna a linguagem mínima que diz que o importante é a comunicação. A linguagem formal é que se f...
Quem não se importa e quer continuar a escrever desprezando a norma culta, está exercendo um direito, mas deve saber das conseqüências, sobretudo no mundo do trabalho. Parabéns pela coragem de dizer isto. Alguns se fazem de bonzinhos e modernos e dizem que o internetês é um grande avanço sendo que pensam o contrário. Querem apenas ser simpáticos. Falta-lhes coragem para dizerem o que pensam, coisa pelo pouco tempo que te conheço, sei que te sobra!

Um abraço
 
Amore,

sucesso na defesa, viu? Eu sei que vai dar tudo certo e daria mesmo se fosse em alemão, japonês, javanês ou venusiano... porque o você é ESPETÁÁÁÁÁÁÁCULO em qualquer idioma.

Beijo.
 
Gostei do seu artigo caro Erlon! É com muita satisfação que vejo pessoas interessarem-se pela pureza da língua de camões. Continue essa luta. Embora por vezes se possa sentir um Don Quixote, tantos são os moinhos de vento, verá que no fim levará a melhor!
Um abraço.
 
Erlon

Tá sumido! E a defesa?
Fiz um post com uma enquête sobre qual é o Pior apresentador (programa) da televisão brasileira. Gostaria que você comentasse e votasse.

Um abraço

Marco Aurélio
 
Depois que virou Phoda abandonou a blogagem... :(
 
pontos, tá bem, eu conpactuu.
 
Porque parou??
Estava tão bom!!!
 
PARABÉNS AO MAIS LINDO E INTELIGENTE DO UNIVERSO!!! :)
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?